Blog Vetys

Shampoo para gatos: conheça a linha completa

Apesar de odiarem um banho, os gatos são animais limpos e preocupados com a sua própria higiene
Guia de Conteúdo

Dar ou não banhos em gatos ainda é uma dúvida que paira na cabeça da maioria dos tutores. Nossos felinos são conhecidos por odiarem tomar banho. Ao mesmo tempo, são animais bastante higiênicos e que sempre estão se limpando. 

A língua dos felinos possui espinhas curvadas e é áspera, possibilitando a limpeza de áreas do corpo que apresentam sujeira. Esses espinhos são chamados de papillae e possuem alta capacidade de remoção de pelos soltos, pele morta, sujeira e parasitas presentes na superfície da pele. Além dessa característica, as enzimas presentes na língua ajudam na limpeza do corpo do animal. 

Apesar disso, dar banhos em gatos pode ser necessário a longo prazo, uma vez que só a auto limpeza promovida pelo bichano pode não ser suficiente para a remoção total das impurezas. 

Em casos em que o gato tem contato com áreas externas, banhos esporádicos também podem ajudar na higiene e na saúde do mesmo. 

Para que o banho do felino seja bem aproveitado e você consiga higienizar o pet de forma eficiente, escolher um bom shampoo para gatos faz toda a diferença. De quebra o bichano ainda fica cheiroso e perfumado. 

Continue a leitura para conhecer os tipos de shampoos disponíveis para gato e como escolher o melhor produto para o seu pet.  

Por que escolher um bom shampoo para meu gato?

Escolher bons produtos para higienizar nossos pets nos garante segurança e eficiência de uso, pois possuem matéria prima de qualidade e geralmente contém substâncias hipoalergênicas

Portanto, para fazer a escolha ideal, além da indicação do veterinário, atente-se às substâncias utilizadas para fabricar os shampoos. A Vetys do Brasil possui uma linha exclusiva de itens de higiene para felinos. 

Os produtos são efetivos na redução da oleosidade dos pelos e da pele dos gatos, já que contém extrato de calêndula e jaborandi na sua composição. Além disso, passam por um rigoroso controle de qualidade, coordenados por farmacêuticos e veterinários.

Outro diferencial é que os produtos da Vetys promovem hidratação na pelagem e são feitos com fragrâncias com alto poder de fixação.

Atente-se às recomendações veterinárias de uso de shampoo para gatos
Escolher bons produtos para higienizar nossos pets nos garante segurança e eficiência de uso. (Foto: Envato Elements)

Leia também: Bem-estar animal: Conheça a linha Premium para seu pet

Tipos de shampoo para gato

Existem muitas opções de shampoos para gatos no mercado. Por isso, o ideal é conversar com um veterinário para entender qual é a melhor opção de acordo com as individualidades do seu felino. Alguns possuem a pele mais sensível, outros podem apresentar alguma intolerância a determinadas substâncias. 

Conheça agora os principais tipos de shampoo mais comercializados:

Shampoos para peles sensíveis: geralmente indicados para gatos que possuem sensibilidade na pele ou o diagnóstico de alguma doença, como as dermatites ou outras alergias. 

Nestes casos, o ideal é levá-lo no veterinário para entender qual é a condição dermatológica específica do gato e como os banhos devem ser manejados. 

Shampoos para pelos oleosos: indicados para gatos que possuem pelos oleosos. Produtos que possuem extrato de calêndula e jaborandi em sua composição são bastante indicados para essa condição. 

Shampoos antipulgas: caso o seu animal esteja com pulgas, optar por um shampoo com substâncias que ajudam a eliminá-las é uma boa escolha. No entanto, é necessário agendar uma consulta com o veterinário para avaliar todas as possibilidades de tratamento. 

Shampoos para pelos claros/escuros: alguns shampoos são produzidos para dar mais brilho e cor a determinadas pelagens. Por exemplo, gatos com pelos claros e mais amarelados podem utilizar produtos que realcem as características específicas desse tipo de pelo. 

Esses são alguns dos tipos mais comuns de shampoo disponíveis no mercado. No entanto, há outras opções que podem ser recomendadas pelo médico veterinário. 

Dicas para higienizar o seu gato

Após escolher os produtos para dar banho no seu gato, há outros cuidados que você precisa ter para deixar a higiene do animal mais completa. Veja algumas dicas: 

  • Corte as unhas do gato, assim você evita que ele se machuque e evita acidentes indesejados com você;
  • Quando for aplicar o shampoo, tenha cuidado com a região dos olhos e rosto;
  • Após a aplicação, faça movimentos circulares, e enxágue até remover todo o produto do corpo;
  • Seque-o bem com uma toalha. Evite o uso de secadores, pois eles são barulhentos e podem estressar o gato;
  • Depois que o animal estiver seco, escove os pelos dele. Isso vai ajudar a desembaraçar os nós e remover o excesso que ficou no corpo do gato.
Alguns felinos possuem a pele mais sensível ou apresentam alergia a algumas substâncias
Antes de escolher o shampoo para o seu gato, agende uma consulta com o veterinário para entender quais são as necessidades do seu bichano. (Foto: Envato Elements)

Conclusão

A escolha de bons produtos para a correta higienização dos nossos gatos é fundamental para proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos mesmos. Por isso, antes de adquirir estes produtos é preciso avaliar as características do seu animal e as principais recomendações do veterinário.

Dê preferência por itens recomendados por profissionais. Conheça a linha exclusiva de produtos para gatos da Vetys do Brasil, clicando aqui.

Avalie esse artigo post

Pércio Brasil Grezzana

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Artigos: 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Seu pet é daqueles que depois de um banho bem gostoso fica todo elétrico, correndo…

Os animais domésticos ocupam um lugar especial na residência de muitas famílias brasileiras. Os tutores…

Empreender ou investir no mercado pet com certeza é um bom negócio. O setor tem…