Blog Vetys

O que é uma loja de produtos pet?

o mercado de produtos pet está em expansão no Brasil
Guia de Conteúdo

Um pet shop é uma loja especializada em vendas de produtos pet, ou seja, para animais de estimação. Esses estabelecimentos podem comercializar alimentos, medicamentos, produtos de higiene e embelezamento animal e acessórios. 

Além disso, a maioria dos pet shops oferecem uma variedade de serviços, como banho e tosa, assim como atendimento veterinário. 

Se você tem interesse em empreender no setor, o momento é ideal. O mercado de produtos e serviços para animais domésticos está em expansão. De acordo com um levantamento da DataHub, em 2021, o Brasil possuía em média 23 mil lojas físicas de pet shop em funcionamento. 

Quando somados todos os estabelecimentos que comercializam serviços para os pets, incluindo os e-commerces, esse número salta para 110 mil. 

Os estados com maior número de empresas do setor são: São Paulo (33%), Minas Gerais (10,26%), Rio de Janeiro (10,24%), Rio Grande do Sul (8,48%) e Paraná (7,01%). 

Esses dados são reflexo dos hábitos dos brasileiros, já que a maioria deles possuem pelo menos um animal de estimação dentro de casa. Não é à toa que a expressão: “pai de pet” está em alta. Além de já terem conquistado o coração de muita gente, os peludos são considerados integrantes da família por alguns tutores. 

Se você quer entender mais como funciona uma loja de produtos pet, continue a leitura. Neste artigo, vamos te apresentar as principais tendências do setor e o panorama deste mercado no Brasil.

Muitos brasileiros consideram os animais domésticos integrantes da família
Em média, 70% dos brasileiros possuem um pet em casa. (Foto: Envato Elements)

Quais são os produtos mais procurados?

Os alimentos são o carro chefe dos produtos mais procurados pelos tutores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Consumo e Varejo (SBVC), cerca de 90% dos donos de pet compram alimentos com frequência para seus animais de estimação.

Os medicamentos ficam em segundo lugar na lista de prioridades, representando 45,6%, seguidos dos produtos de higiene e beleza, com 40%. Por último, temos os 樂威壯
brinquedos e acessórios, totalizando 26%.

Em relação aos custos com o pet, o valor mensal varia de acordo com o porte, raça e tipo do animal. Gatos gastam menos que os cachorros, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB). 

Enquanto os donos de cães precisam desembolsar, em média, 400 reais, os tutores de gatos gastam 50% desse valor, por mês. 

Apesar desta disparidade, o número de cães nos lares brasileiros ainda é bem superior ao de gatos. O Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais domésticos. Destes, 58,1 eram cachorros, já os gatos somavam 27,1 milhões. 

Qual é o perfil do consumidor de produtos pet no Brasil?

O perfil dos “pais de pets” brasileiros é bastante variado. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest com 3163 internautas aponta que 70% deles possuem um animal de estimação em casa. Os cães e gatos são os animais mais citados entre os tutores. 

A pesquisa também apontou que mais de 50% dos donos de pet consideram os peludos “como gente”.

Entre os donos de cachorro, 40% possuem um cão sem raça definida. Entre os animais de raça, os mais populares são os poodles (7%), pinschers (6%) e shih-tzu (6%).

Já em relação aos gatos, cerca de 66% dos tutores possuem um sem raça definida. O gato siamês é o animal de raça mais popular, citado por 16% dos donos. 

O levantamento aponta ainda que 25% dos donos de cachorros ganharam o paludo de conhecidos e 20% acharam o animal abandonado. Já entre os tutores de gatos, 40% citaram que encontraram o animal abandonado na rua. 

Quanto ao perfil dos tutores, 54% são mulheres e 46% são homens. A faixa etária varia entre 18 e 44 anos (82%). Apesar de estarem distribuídos em todas as classes sociais, a maior proporção é de classe B (46%). 

Leia também: Bem-estar animal: Para que serve e seus benefícios

o perfil dos “pais de pets” brasileiros é bastante variado
Mais de 50% dos donos de pet consideram os peludos “como gente”. (Foto: Envato Elements)

Por que os pets são importantes na vida dos humanos?

Há muitos benefícios em ter um animal de estimação em casa. Alguns estudos mostram que os pets podem ajudar no tratamento de sintomas de ansiedade e estresse, além de serem aliados no combate à depressão

Além disso, a interação com os bichanos nos estimula a liberar os chamados “hormônios da felicidade”, compostos pelas endorfinas, serotoninas, ocitocinas e dopamina.

Indivíduos com depressão possuem os níveis dessas substâncias desregulados no cérebro, portanto, sua elevação por meio de atividades rotineiras com animais domésticos, pode ajudar no tratamento da doença.

Quanto custa manter um pet?

Conforme já citamos, os custos para manter um animal doméstico em casa podem variar de acordo com o porte e o tipo do mesmo. Cães comem mais que gatos, portanto, exigem um investimento mensal um pouco maior em relação aos felinos e outros animais de pequeno porte, como as aves. 

Diante disso, compare os preços dos produtos em diferentes petshops e demais estabelecimentos. Além disso, fique atento às promoções e condições especiais oferecidas para compras em maiores quantidades. 

Por fim, antes de adotar um animal de estimação, avalie se os custos com o mesmo cabem no orçamento, para que você possa oferecer o melhor ao novo integrante da família. 

A Vetys do Brasil oferece uma linha de produtos exclusivos, com bom custo benefício tanto para consumidores quanto para lojistas. Clique aqui e conheça nossos itens.

Avalie esse artigo post

Pércio Brasil Grezzana

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Artigos: 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de animais de estimação,…

Proporcionar saúde e bem estar aos nossos pets nos trazem muitos benefícios. Quem resiste a…

Dar ou não banhos em gatos ainda é uma dúvida que paira na cabeça da…