Blog Vetys

Bem-estar animal: Para que serve e seus benefícios

Bem-estar animal
Guia de Conteúdo

O bem estar animal possui conceito amplo e recebe muitas interpretações de estudiosos da área. No entanto, de maneira geral, pode ser definido como o conjunto de ações que envolvem o respeito e os cuidados físicos, mentais e sociais dos mesmos.

Esta diretriz surgiu na Europa, na década de 60, e tem ganhado força com o aumento do ativismo animal e da necessidade de conscientizar a população sobre os cuidados com o planeta.

Muitos estudos já comprovaram que os animais são seres sencientes, estando suscetíveis à dor, medo, estresse e ao sofrimento. Porém, muitas pessoas ainda não sabem como identificar ou negligenciam as situações estressantes, às quais são submetidos.

Considerando que o Brasil tem a segunda maior população de gatos, cães e aves e é o terceiro em número de animais de estimação, falar sobre o bem estar deles e popularizar essa prática, torna-se necessário. Atualmente, são 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos no país. Somados a outros animais, como aves e peixes, são mais de 139 milhões de pets dividindo os lares com seus tutores. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

Além disso, são inúmeros os benefícios de se ter um pet em casa, sendo inclusive indicados para o auxílio no tratamento de ansiedade e depressão de seus donos.

Neste artigo, trataremos dos benefícios de utilizar as boas práticas do bem estar animal, assim como te ajudar a entender de forma prática como isso funciona.

Pets-para-tratamento-antiestresse
Animais de estimação podem ser uma excelente terapêutica para aliviar os sintomas de ansiedade e estresse. (Foto: envato elements)

Benefícios do bem estar animal

 

Você já parou para pensar que o estado psicológico do seu animal de estimação está relacionado com o ambiente em que ele está inserido? Se você mora em uma casa barulhenta e estressante, dificilmente seu pet se sentirá tranquilo, afinal, o ambiente modula nossos comportamentos, não sendo diferente para eles.

Portanto, proporcionar bem estar ao nosso pet vai nos ajudar indiretamente, já que também estaremos modulando melhor nosso espaço de convivência. Quando damos uma atenção especial aos aspectos para além de boa alimentação, estreitamos as relações com eles, contando com uma companhia agradável e divertida o tempo todo.

Nossos pets são seres muito puros e dedicam seu tempo exclusivamente conosco, pedindo carinho e atenção, querendo brincar, e oferecendo afeto. Sendo assim, garantir todas as possibilidades de adaptação e conforto a eles é nosso dever.

Animais de estimação que são bem cuidados e possuem a saúde mental em dia apresentam comportamento tranquilo, na maioria das vezes, são educados, e podem ser uma excelente terapêutica para aliviar os sintomas de ansiedade e estresse, assim como ajudar no tratamento da depressão.

É a chamada “pet terapia”: nossos amigos de quatro patas nos estimulam a estar sempre em movimento, fazendo alguma atividade, estratégia que tem dado certo com pessoas ansiosas e depressivas.

Além disso, brincar com nossos gatos e cachorros estimula nosso cérebro a produzir mais serotonina, o conhecido hormônio da felicidade. Pessoas diagnosticadas com depressão possuem uma queda considerável do mesmo, portanto, sua elevação por meio de atividades rotineiras com nossos pets, pode ajudar na cura da doença.

Agora que você já conhece os benefícios de promover bem estar aos animais, vamos te mostrar como você pode melhorar as condições de vida do seu pet!

cantinho dos pets
Nossos animais de estimação precisam ter seu cantinho. (Foto: envato elements)

Como podemos melhorar o bem-estar dos animais?

 

O primeiro passo para oferecer bem estar ao seu animal de estimação, é manter ele sempre bem alimentado e com água fresca disponível.

Em relação aos alimentos, priorize as rações de qualidade, especialmente, as indicadas pelos veterinários. Alguns animais exigem cuidados especiais com a alimentação, por vezes podem ser diabéticos, apresentarem alguma restrição, ou ainda necessitarem de outra alimentação especial.

Quanto à água, mantenha sempre os recipientes limpos, troque-a diariamente e ofereça a bebida gelada para seu pet, afinal, tomar água gelada é bem melhor, não é mesmo?

Cuidado com a água da torneira: é mais prudente dar água mineral ao seu amigo de quatro patas, pois eles podem contrair viroses ou ter outro problema de saúde por conta da má hidratação.

Crie um ambiente agradável: nossos animais de estimação precisam ter seu cantinho. Disponibilize uma caminha, na qual eles se sintam familiarizados, além de uma coberta ou manta para dias mais frios e outros acessórios para que eles possam dormir bem.

Também é preciso organizar a caixinha de areia ou tapetinho. Ambos devem ser higienizados com frequência. Se você tiver um gato, por exemplo, ele não gosta de fazer as necessidades em caixas com areia suja. Alguns vão esperar você trocar!

Além disso, como nossos animais de estimação ficam muito tempo dentro de casa, deve-se oferecer acessórios para que eles possam gastar a energia acumulada.

Para gatos, você pode organizar estruturas nas paredes, comprar ratinhos ou outros brinquedos. Já para os cachorros, bolinhas e garrafinhas pet são bem aceitas. Eles também adoram roer os snacks de menta, que ajudam a fortalecer os dentes e melhorar o hálito do animal.

Mantenha a saúde do seu animal em dia: atualizar a carteira de vacinação anualmente e ficar atento a qualquer sinal estranho que seu pet dê, é essencial para prolongar a vida dele. Observando qualquer situação de risco ou indício de doença, procure o seu veterinário de confiança.

Permita que seu pet se expresse: devemos deixar nossos animais de estimação se expressarem de forma natural. Comportamentos naturais não devem ser reprimidos, isso causa estresse no animal e gera um sentimento de medo e insegurança no mesmo. Seja consciente, assim como nós precisamos nos expressar e o fizemos com muita frequência, nossos amigos de quatro patas também precisam.

Cuide da higiene e beleza: escolher bons produtos para manter nosso pet sempre limpo é essencial, até porque eles passam todo o tempo dentro de casa ou do apartamento conosco. Use e abuse dos shampoos, condicionadores e produtos no geral, sempre respeitando as individualidades do seu pet e com a devida orientação do veterinário.

Conclusão

 

Cuidar do bem estar do nosso animal de estimação é uma tarefa que vai além de oferecer água e comida. Como você pôde ver, são muitos os benefícios de oferecer qualidade de vida ao nosso pet, afinal eles também nos trazem bons momentos e passam a maior parte do tempo conosco.

Se você precisa da ajuda de profissionais especializados para fortalecer os hábitos de bem estar do seu pet, entre em contato com o time da Vetys do Brasil.

 

5/5 - (1 vote)

Pércio Brasil Grezzana

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Artigos: 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Os pets se tornaram integrantes da família e hoje ocupam um lugar especial nas nossas…

Os animais de estimação tomaram conta dos lares brasileiros. Hoje é muito difícil você não…

O bem estar animal possui conceito amplo e recebe muitas interpretações de estudiosos da área.…