Blog Vetys

Vetys do Brasil: saúde e bem estar animal

saúde e bem estar animal
Guia de Conteúdo

Os pets se tornaram parte da família e hoje ocupam um lugar muito especial em nossos lares. Como é gostoso chegar em casa e encontrá-los nos esperando atrás da porta, em busca de atenção.

Esse carinho e atenção se estende para a saúde e bem estar dos nossos gatos e cachorros ou outros animais que você tiver. Hoje em dia, ter um pet exige cuidados, além de água e comida, e como a maioria deles ficam dentro de casa, nas nossas camas e sofás, eles precisam de cuidados especiais.

Neste contexto, nasceu a Vetys do Brasil, empresa especializada em produtos veterinários para pets, com uma equipe multidisciplinar e qualificada.

Neste artigo vamos te explicar mais sobre a saúde e bem estar animal e quais os principais cuidados que você precisa ter para manter a saúde do seu “bichano” em dia.

Bem estar animal
O bem estar animal engloba todos os cuidados que são tomados para manter o pet saudável (fonte: envato elements).

O que é a saúde e bem estar animal?

 

Apesar de o nome ser sugestivo, o conceito de bem estar animal é amplo e pode ter várias interpretações. Resumindo, ele refere-se a todos os cuidados que são tomados para manter o pet saudável, física e psicologicamente bem, confortável no ambiente em que ele está inserido.

Como definiu Donald Broom, grande pesquisador da área e professor da Universidade de Cambridge, o bem estar animal é inerente a eles, ou seja, os humanos não são responsáveis por oferecê-lo ao animal e sim dar subsídios para que ele expresse seu comportamento natural de forma livre e espontânea. Desta maneira, o pet se adapta ao meio e sente-se bem.

Em fazendas, o bem estar animal refere-se às condições oferecidas a eles em aspectos como: comida e água limpa, cuidados veterinários, socialização e manejo adequado.

Já nas casas e apartamentos, além de ração de qualidade e água fresca, é preciso tomar outros cuidados para manter a saúde dos pets, como dar banho com produtos indicados pelos veterinários, oferecer brinquedos para que eles possam gastar energia, sair para passear e estar sempre atento a comportamentos estranhos.

Comportamento animal e felicidade pet
É preciso estar atento aos comportamentos do seu animal de estimação (fonte: envato elements).

Agora que você já entendeu do que se trata a saúde e bem estar animal, vamos te dar dicas para manter seu pet saudável e feliz:

CARTEIRA DE VACINAÇÃO:

Essa é a primeira medida a ser tomada para manter nosso animal de estimação saudável. Com a carteira de vacinação em dia você o protege contra epidemias e outras doenças, além de cumprir com as exigências para levar seu pet aos espaços públicos, hotéis e creches.

Para manter a vacinação em dia, basta seguir o calendário de vacinas. Geralmente, elas devem ser aplicadas todo ano. Fique atento!

HIGIENE:

Cuidados com a higiene são fundamentais, tanto para seu pet, como para você, que convive no mesmo ambiente. Os banhos são essenciais para manter o seu bichinho de estimação limpo, livre do acúmulo de pelos e sujeira, evitando também o mau cheiro.

A higiene também é crucial para observar se o pet está com pulgas, se a pelagem está em dia e se não há nada estranho com a sua pele. Além disso, outra rotina necessária é a de escovação. Escovar a pelagem do seu animal de estimação, ajuda a mantê-lo mais limpo e sua casa também!

HIGIENE BUCAL:

Poucas pessoas cuidam da saúde bucal do seu pet. Escovar os dentes dos nossos animais de estimação evita os problemas dentários, como o surgimento de tártaro, cáries e outras doenças.

meu pet esta doente
Com a carteira de vacinação em dia você o protege contra epidemias e outras doenças (fonte: envato elements).

Como saber se meu animal de estimação está saudável?

 

É fácil identificar se seu pet está saudável. Primeiro, você precisa seguir os passos citados acima, em relação aos cuidados diários com o mesmo. Mas também é preciso estar atento aos comportamentos do seu animal de estimação.

Observe se o pet sente-se confortável no ambiente em que está, se apresenta características de estresse ou irritabilidade e demonstra sintomas de felicidade, como abanar o rabo (em caso de cachorro), ou dormir confortavelmente pela casa. Esses são alguns dos indícios de que seu pet está bem adaptado com o estilo de vida dele.

Conclusão

 

Como você pôde perceber, o bem estar animal vai muito além de fornecer ração de qualidade e água fresca. Há uma série de medidas que precisam ser tomadas para garantir a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Mantenha sempre a carteira de vacinação em dia, de acordo com o calendário anual e esteja atento a sinais de comportamento estranho.

Além disso, mantenha rotinas de higiene e limpeza, como: dar banho com produtos de qualidade, especialmente, os indicados pelos veterinários; escovar os dentes com frequência, escovar os pelos, sair para passear e oferecer brinquedos para gastar a energia do bichano. Seguindo essas dicas, seu pet vai crescer saudável e feliz!

Gostou de aprender um pouco mais sobre a saúde e bem estar animal? Clique aqui para conhecer uma linha de produtos de higiene e beleza que vai deixar seu pet cheiroso e mais bonito.

 

5/5 - (1 vote)

Pércio Brasil Grezzana

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Artigos: 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de animais de estimação,…

O mercado pet vem crescendo a cada ano, impulsionado pelo aumento do número de animais…

A Vetys do Brasil é uma empresa renomada que se dedica à produção de produtos…