Dar ou não banhos em gatos ainda é uma dúvida que paira na cabeça da maioria dos tutores. Nossos felinos são conhecidos por odiarem tomar banho. Ao mesmo tempo, são animais bastante higiênicos e que sempre estão se limpando.
A língua dos felinos possui espinhas curvadas e é áspera, possibilitando a limpeza de áreas do corpo que apresentam sujeira. Esses espinhos são chamados de papillae e possuem alta capacidade de remoção de pelos soltos, pele morta, sujeira e parasitas presentes na superfície da pele. Além dessa característica, as enzimas presentes na língua ajudam na limpeza do corpo do animal.
Apesar disso, dar banhos em gatos pode ser necessário a longo prazo, uma vez que só a auto limpeza promovida pelo bichano pode não ser suficiente para a remoção total das impurezas.
Em casos em que o gato tem contato com áreas externas, banhos esporádicos também podem ajudar na higiene e na saúde do mesmo.
Para que o banho do felino seja bem aproveitado e você consiga higienizar o pet de forma eficiente, escolher um bom shampoo para gatos faz toda a diferença. De quebra o bichano ainda fica cheiroso e perfumado.
Continue a leitura para conhecer os tipos de shampoos disponíveis para gato e como escolher o melhor produto para o seu pet.
Por que escolher um bom shampoo para meu gato?
Escolher bons produtos para higienizar nossos pets nos garante segurança e eficiência de uso, pois possuem matéria prima de qualidade e geralmente contém substâncias hipoalergênicas.
Portanto, para fazer a escolha ideal, além da indicação do veterinário, atente-se às substâncias utilizadas para fabricar os shampoos. A Vetys do Brasil possui uma linha exclusiva de itens de higiene para felinos.
Os produtos são efetivos na redução da oleosidade dos pelos e da pele dos gatos, já que contém extrato de calêndula e jaborandi na sua composição. Além disso, passam por um rigoroso controle de qualidade, coordenados por farmacêuticos e veterinários.
Outro diferencial é que os produtos da Vetys promovem hidratação na pelagem e são feitos com fragrâncias com alto poder de fixação.
Leia também: Bem-estar animal: Conheça a linha Premium para seu pet
Tipos de shampoo para gato
Existem muitas opções de shampoos para gatos no mercado. Por isso, o ideal é conversar com um veterinário para entender qual é a melhor opção de acordo com as individualidades do seu felino. Alguns possuem a pele mais sensível, outros podem apresentar alguma intolerância a determinadas substâncias.
Conheça agora os principais tipos de shampoo mais comercializados:
Shampoos para peles sensíveis: geralmente indicados para gatos que possuem sensibilidade na pele ou o diagnóstico de alguma doença, como as dermatites ou outras alergias.
Nestes casos, o ideal é levá-lo no veterinário para entender qual é a condição dermatológica específica do gato e como os banhos devem ser manejados.
Shampoos para pelos oleosos: indicados para gatos que possuem pelos oleosos. Produtos que possuem extrato de calêndula e jaborandi em sua composição são bastante indicados para essa condição.
Shampoos antipulgas: caso o seu animal esteja com pulgas, optar por um shampoo com substâncias que ajudam a eliminá-las é uma boa escolha. No entanto, é necessário agendar uma consulta com o veterinário para avaliar todas as possibilidades de tratamento.
Shampoos para pelos claros/escuros: alguns shampoos são produzidos para dar mais brilho e cor a determinadas pelagens. Por exemplo, gatos com pelos claros e mais amarelados podem utilizar produtos que realcem as características específicas desse tipo de pelo.
Esses são alguns dos tipos mais comuns de shampoo disponíveis no mercado. No entanto, há outras opções que podem ser recomendadas pelo médico veterinário.
Dicas para higienizar o seu gato
Após escolher os produtos para dar banho no seu gato, há outros cuidados que você precisa ter para deixar a higiene do animal mais completa. Veja algumas dicas:
- Corte as unhas do gato, assim você evita que ele se machuque e evita acidentes indesejados com você;
- Quando for aplicar o shampoo, tenha cuidado com a região dos olhos e rosto;
- Após a aplicação, faça movimentos circulares, e enxágue até remover todo o produto do corpo;
- Seque-o bem com uma toalha. Evite o uso de secadores, pois eles são barulhentos e podem estressar o gato;
- Depois que o animal estiver seco, escove os pelos dele. Isso vai ajudar a desembaraçar os nós e remover o excesso que ficou no corpo do gato.
Conclusão
A escolha de bons produtos para a correta higienização dos nossos gatos é fundamental para proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos mesmos. Por isso, antes de adquirir estes produtos é preciso avaliar as características do seu animal e as principais recomendações do veterinário.
Dê preferência por itens recomendados por profissionais. Conheça a linha exclusiva de produtos para gatos da Vetys do Brasil, clicando aqui.