Blog Vetys

Qual o melhor shampoo antialérgico para cães?

Um shampoo antialérgico para cães, de qualidade, garante maciez à pelagem e deixa o pet cheiroso
Guia de Conteúdo

A higiene é um dos requisitos básicos para manter a saúde de nossos animais de estimação. Considerando que muitos deles ficam dentro de casa e muitas vezes dividem sofás e camas conosco, garantir a limpeza adequada dos mesmos ajuda também na preservação da nossa saúde.

Os animais domésticos trazem vitalidade e proporcionam diversão para nosso lar. Se você tiver crianças em casa a festa será garantida. No entanto, há uma série de responsabilidades que precisam fazer parte da sua rotina. 

A utilização de produtos de qualidade é uma delas. Manter uma rotina de banhos adequada, assim como ficar de olho na saúde do seu bichano vai garantir que ele viva mais tempo e continue alegrando seus dias.   

Dentre os itens que não podem faltar, está o shampoo antialérgico. Além de promover maciez à pelagem, o produto age na eliminação de sujeira e deixa o pet cheiroso. Mas é preciso ter bastante atenção na hora de escolher o item, especialmente, se seu cão tiver alergia a algum componente da fórmula do shampoo.

Nestes casos, optar por shampoos hipoalergênicos é a melhor opção. Estes produtos são desenvolvidos com ingredientes naturais e não oferecem riscos aos animais que apresentam sintomas de alergia. 

Neste artigo, vamos te explicar como são formulados os shampoos hipoalergênicos e quais as melhores opções disponíveis no mercado. 

O que é um shampoo hipoalergênico?

Como o próprio nome já diz, shampoos hipoalergênicos são produtos fabricados com substâncias naturais especialmente para cães que possuem algum tipo de alergia. Eles possuem em sua formulação componentes mais suaves e com perfumes mais amenos, a fim de garantir conforto ao pet logo após o banho. 

Além disso, em casos de irritação da pele, como as dermatites, a utilização deste tipo de produto pode aliviar os sintomas. No entanto, os shampoos hipoalergênicos não possuem medicamentos em sua formulação, sendo necessário consultar um veterinário para identificar o tipo de problema e a melhor forma de tratar a doença. 

A Vetys do Brasil apresenta uma linha ideal de shampoos antialérgicos para cães com sensibilidade. Um deles é o sensive, que possui em sua fórmula o extrato de Aloe Vera (Babosa). O produto possui propriedades hidratantes, antioxidantes, anti irritantes e redutoras de coceiras. 

O shampoo neutro de erva doce também é uma boa opção, pois garante um PH equilibrado e não apresenta efeitos adversos na pele do animal.

Para saber se o seu cachorro apresenta sintomas de alergia, agende uma consulta com um veterinário
Shampoos hipoalergênicos são produtos fabricados com substâncias naturais para cães que possuem algum tipo de alergia. (Foto: Envato Elements)

Como saber se meu cachorro é alérgico?

Cães que costumam se coçar ou espirrar muito após o banho podem ter alergia a algum componente do shampoo. Nestes casos, é aconselhável procurar um médico veterinário para avaliar as causas desses sintomas e se tem mesmo relação com o produto. 

Além dos shampoos e outros itens de higiene, as alergias em cachorros podem ser causadas por ectoparasitas, como as pulgas e carrapatos, umidade, alimentos, entre outros. 

Os sintomas mais comuns são manchas avermelhadas ou escurecidas na pele do animal, cascas, crostas, inflamações e sebo. Ademais, o ato de se lamber constantemente também pode ser um indício de reação alérgica. 

No geral, as alergias são tratáveis com medicamentos, pomadas e remédios homeopáticos. 

Nessas situações, o veterinário vai indicar o uso de shampoos neutros e hipoalergênicos para a higiene do seu pet. Mesmo nos casos em que o cachorro é sensível a algumas substâncias, mas não possui diagnóstico de alergia, estes produtos são os mais indicados.  

Leia também: Bem-estar animal: Conheça a linha Premium para seu pet

Como escolher o shampoo ideal?

Antes de escolher o shampoo para seu cão e demais produtos de higiene é preciso avaliar as condições de saúde do animal. Caso ele seja sensível ou alérgico, vale apostar em shampoos hipoalergênicos. 

No entanto, é preciso de uma avaliação médica para entender as peculiaridades do pet. Além disso, outros aspectos devem ser levados em consideração na hora de comprar o produto. Veja alguns deles:

Raça do cachorro: esse é o primeiro aspecto que precisa ser considerado, pois ela vai indicar algumas características físicas do cão, como tipo e comprimento do pelo, quais as principais restrições àquela raça, entre outras peculiaridades.

Idade do peludo: Esta é outra pergunta que precisa ser respondida antes da aquisição do shampoo, pois filhotes tendem a ter a pele mais sensível. Cães mais idosos também podem apresentar algumas restrições a determinados produtos. 

Individualidade: também é preciso considerar as características próprias do seu cão. Se ele tem alguma limitação ou intolerância aos componentes da fórmula e se há indicações específicas do veterinário.

Shampoos neutros apresentam PH mais equilibrado e oferecem menos efeitos adversos à pele do animal
Avalie as condições de saúde do animal antes de adquirir produtos de higiene e beleza. (Foto: Envato Elements)

Conclusão

Manter a higiene dos nossos pets garante mais saúde e qualidade de vida a eles. Portanto, os shampoos são itens que não podem faltar na hora do banho dos peludos. 

No entanto, fique atento a sinais de alergias ou respostas adversas às substâncias dos produtos que você utilizar. Sempre leve em consideração as características individuais do seu cão e siga as recomendações do veterinário.  

Os produtos da Vetys do Brasil são recomendados por veterinários, pois utilizam em sua formulação matéria prima de qualidade, o que garante saúde e segurança aos animais domésticos. Clique aqui para conhecer nossa linha completa!

Avalie esse artigo post

Pércio Brasil Grezzana

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Profissional farmacêutico formado pela Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2004, com diversas Pós Graduações, entre elas: especialização em Indústria farmacêutica e Especialização em Master Business Administration em Gestão Empresarial. Diversos anos de experiência no setor de desenvolvimento de produtos, produção e controle de qualidade físico química e Microbiológica. CRF-SC 6910 Farmacêutico Industrial

Artigos: 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

A higiene dos pets é um assunto muito importante para a qualidade de vida dos…

Dar ou não banhos em gatos ainda é uma dúvida que paira na cabeça da…

Escolher bons shampoos e condicionadores para pets é essencial para que os banhos dos peludos…