Os animais de estimação tomaram conta dos lares brasileiros. Hoje é muito difícil você não encontrar um pet, como são carinhosamente conhecidos, nas casas de moradores de todo o país.
Os cachorros são maioria, representando 58% do total de pets. Na sequência temos os gatos, com 28%, as aves totalizam 11% e os peixes somam a fatia de 7%. Os dados foram divulgados pela consultoria alemã GFK, em uma pesquisa que analisou a distribuição de animais por região em 22 países.
Já a média mundial aponta que 33% dos lares possuem cachorros, 23% têm gatos, 12% peixes e 6% aves.
Diante desses números é de se esperar que o mercado para empreendedores do ramo esteja bem aquecido. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB) apontam que o faturamento do setor está em crescimento, mantendo um aumento médio anual de 45%.
Com este mercado em expansão, cresce o número de empreendedores que abrem negócios desse tipo por todo o país. Mas para se diferenciar em meio à concorrência, boa localização e um bom espaço são só a ponta do iceberg.
Para te ajudar, neste artigo vamos te apresentar quais são os produtos pet mais vendidos e como a escolha de bons fornecedores e produtos de qualidade podem te colocar à frente da concorrência.
Quais produtos devo comercializar?
Para responder essa pergunta, você precisa analisar como será estruturado o seu negócio. Se você vai trabalhar apenas com a venda de produtos, se haverá área para atendimento veterinário e se o seu pet shop disponibilizará serviços de banho e tosa.
Após identificar o seu nicho de negócio é necessário fazer uma análise geográfica para entender o perfil dos seus futuros clientes. Se o bairro onde seu estabelecimento estiver situado for de classe média, o consumo de produtos veterinários pode girar em torno de alimentação e medicamentos.
Já nos casos em que o estabelecimento se encontra em um bairro mais nobre, o consumo de itens pode ser mais amplo, como os brinquedos e acessórios, assim como rações e produtos mais premium.
Portanto, os dois passos iniciais são: definir o seu nicho de mercado e analisar o perfil do seu potencial cliente. A partir daí é possível pensar em quais produtos serão comercializados no seu pet shop.
Quais são os produtos mais vendidos?
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) itens e serviços para cães são os mais procurados. Afinal, são mais de 50 milhões de cachorros presentes nas residências brasileiras. Depois, entram os produtos para gatos, aves e peixes.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) as categorias de produtos mais vendidos são:
- Pet food;
- Pet service;
- Pet care;
- Pet vet.
A categoria pet food fica em primeiro lugar na lista dos itens mais procurados pelos tutores. Ainda de acordo com a Abinpet, a ração é a campeã de vendas, especialmente, as vendidas a granel. Os sachês de comida para gatos e cães também são bastante procurados.
Na linha pet care, voltada aos cuidados dos pets, medicamentos estão no topo da lista. Afinal, a saúde dos animais de estimação sempre será uma prioridade. Sendo assim, apostar em produtos de alto giro é uma boa estratégia. São eles: anti pulgas e carrapatos, além de outros medicamentos comuns a todos os bichanos.
Ainda na categoria de cuidados, os produtos para higienização e embelezamento animal também tem alto giro. Escovas de dente, shampoos e condicionadores, sabonetes, sprays, perfumes e colônias vendem bastante e não podem faltar na prateleira.
Neste quesito, a Vetys do Brasil possui uma linha completa de itens. A empresa oferece produtos para todos os bolsos e perfis de clientes. A maioria deles é dividida em três categorias: tradicional, premium e super premium.
Nas linhas premium e super premium os diferenciais são os perfumes, que apresentam alto poder de fixação e estão disponíveis em aromas pouco convencionais, como os de avelã com cereja e açaí.
Além disso, todos os produtos são hipoalergênicos, evitando efeitos adversos na pele do animal, como respostas alérgicas.
Outros itens, como as coleiras, comedouros, bebedouros, aquários, brinquedos e acessórios no geral também são muitos buscados no Google e podem potencializar as suas vendas. Além disso, separar um espaço para roupinhas de cães e gatos também é visto como diferencial, afinal, os brasileiros estão desembolsando cada vez mais dinheiro em acessórios para seus pets.
Leia também: Conheça a Vetys: Fábrica de produtos para PETs
Conclusão
O mercado pet continua sendo um excelente nicho para empreender. O setor apresenta crescimento constante todo ano.
Os primeiros passos para quem quer investir neste mercado é definir quais serão os tipos de produtos e serviços oferecidos, além de identificar o perfil do futuro cliente. Depois disso, fica mais fácil estruturar o seu negócio.
Os itens mais vendidos nos pet shops são: alimentação, medicamentos, produtos para higiene e embelezamento animal e acessórios.
Para oferecer produtos de qualidade é importante buscar fornecedores confiáveis que trabalham com uma variedade de marcas.
A Vetys é uma empresa brasileira que fabrica produtos de alta qualidade. Mensalmente, são produzidas mais de 100 toneladas de itens de saúde e embelezamento animal.
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1 comentário
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