Empreender ou investir no mercado pet com certeza é um bom negócio. O setor tem apresentado crescimento acelerado nos últimos anos. Além disso, o ramo se mostrou resiliente durante a pandemia da COVID-19, mantendo um bom faturamento, mesmo com a crise econômica.
Os números confirmam essa tendência. De acordo com os últimos dados do Instituto Pet Brasil (IPB), em 2021, o faturamento desse mercado foi de 51,7 bilhões, o que representou um crescimento de 27% em comparação ao período anterior.
Além disso, desde 2019, o mercado de animais de estimação brasileiro mantém uma média de faturamento de 45% ao ano.
Os motivos que explicam esse crescimento promissor está no fato de que o Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de animais domésticos. Estima-se que 70% da população tenha pelo menos um pet em casa.
Os cães são a preferência nacional, presentes em 58% das residências, na sequência vem os gatos (28%), depois as aves (11%) e os peixes (7%). Os dados são da consultoria alemã GFK que analisou informações de 22 países para determinar a distribuição de animais por região. A média mundial aponta que 33% dos lares possuem cachorros, 23% têm gatos, 12% peixes e 6% aves.
O aumento no número de “pais de pet”, associado ao crescimento elevado do setor, atrai olhares de empreendedores e investidores que buscam movimentar a economia com negócios na área. Nos últimos dois anos houve um aumento de 33% de estabelecimentos desse tipo, totalizando mais de 18 mil lojas de produtos pet shop espalhadas pelo Brasil.
Se você pretende abrir um negócio no mercado pet continue a leitura. Neste artigo, vamos te dar dicas valiosas para que seu empreendimento saia do papel.
Vantagens de abrir um negócio no mercado pet
Abrir um negócio no mercado pet é bastante vantajoso, pois o setor está em ascensão há alguns anos. Os últimos levantamentos realizados por institutos de pesquisa da área projetam uma expansão ainda maior para o futuro.
Além disso, o aumento dos animais de estimação nas residências brasileiras indicam que produtos e serviços para seus pets possuem bastante demanda.
Além disso, empreender te dá autonomia. Você terá a liberdade para buscar os melhores produtos com fornecedores de confiança. É possível definir quais os serviços serão oferecidos e como personalizá-los para agregar valor ao seu negócio.
Por onde começar?
Antes de abrir seu negócio busque parceiros especialistas no assunto. Se você não for veterinário, contar com o auxílio de um sem dúvidas vai te ajudar a direcionar alguns aspectos técnicos do estabelecimento, assim como a seleção inicial de produtos e a implantação de serviços.
Além disso, escolher um nicho de mercado e fazer uma análise para entender aspectos comerciais da sua área geográfica são cruciais. Assim, você consegue identificar o perfil do seu cliente e quais as necessidades do mesmo.
Leia também: Pet shop: Quais produtos não podem faltar?
Dicas para quem busca investir no setor
O mercado de animais domésticos brasileiro está tão aquecido que em 2020 a palavra “pet shop” foi a mais pesquisada em ideias de negócios do Sebrae. Veja agora algumas dicas sugeridas pelo próprio órgão às pessoas que querem empreender na área:
Valor de investimento: estima-se que sejam necessários 45 mil reais para abrir um pet shop pequeno, distribuído em uma área de 60 m². Os valores incluem um carro para transporte de animais, com custo aproximado de 20 mil reais, além de equipamentos e outros acessórios para a higiene dos pets.
Planejamento financeiro: organizar as finanças para entender os custos operacionais do negócio é imprescindível. As contas devem incluir as despesas com folhas de pagamento, aquisição de materiais e produtos, valores de impostos e taxas.
Aposte em diferenciais: se destacar no meio de outros negócios pode ser um desafio se você oferecer os mesmos produtos e serviços. Apostar em alguns diferenciais como: atendimento domiciliar, transporte de animais, serviços premium e outras vantagens podem te destacar no mercado.
Produtos e serviços de qualidade: sem dúvida, oferecer produtos de qualidade é regra básica para seu negócio prosperar. Selecione fornecedores de confiança que trabalham com as principais marcas. Além disso, conte com uma equipe de profissionais qualificados para prestar um bom atendimento e oferecer os serviços com qualidade.
Marketing: esse é um fator crucial. Aposte nas mídias digitais e invista em um plano de comunicação adequado para divulgar sua marca. É por meio dele que você se comunica com seus clientes ou futuros compradores. Também é interessante firmar parcerias com clínicas veterinárias e profissionais da área, que possam indicar os seus produtos e serviços.
Automação: digitalizar seus processos e apostar em um software de gerenciamento de serviços é essencial. Ele vai te ajudar a controlar o fluxo de caixa, as agendas de atendimentos e serviços, além de facilitar a gestão integrada do seu negócio.
Escolha de fornecedores: selecione bons fornecedores para comprar os produtos. Opte por parceiros confiáveis que trabalhem com as principais marcas do mercado. Além disso, mantenha sua rede de networking sempre atualizada. Estar no radar te ajuda a conectar-se com as tendências do mercado e amplia as suas oportunidades de negócios.
Conclusão
Investir no mercado pet é uma boa possibilidade de negócio. O setor está aquecido, com projeção de crescimento acentuada para os próximos anos. Além disso, o número de pessoas que possuem um animal de estimação em casa é considerável.
Para abrir um estabelecimento de sucesso na área, faça um bom plano de negócios, aposte em qualidade e utilize diferenciais para atrair o olhar de novos clientes.
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